quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Os melhores comentários aos filmes nomeados para os Óscares

Já dizia outrora o grande Rui Veloso, que não se ama alguém que não ouve a mesma canção. No entanto a história comigo foi outra e sem dúvida que um dos meus requisitos básicos para um homem ideal é partilhar o gosto que tenho pelos filmes. 
Como tal, e não sendo nadinhaaaaa tendenciosa, pedi ao maior especialista da sétima arte que conheço para me comentar os filmes nomeados para os Óscares. 
É sem dúvida uma das melhores noites do ano para se estar agarrado à televisão. 
Mas nunca esquecendo que os filmes da vida real que terminam com o, viveram felizes para sempre, são sempre os melhores! :)

Princesa Boémia

E é chegada a altura dos óscares! Uma cerimónia que serve para celebrar o que de melhor se fez em Hollywood (mas não só) e que tem uma quota parte de prestígio para quem o recebe. No entanto a “vida” não acaba quando não se ganha, aliás bem pelo contrário e existem numerosos casos em que o facto de não terem ganho criou uma espécie de mito em volta desse filme, actor/actriz ou realizador. É o caso do muito conhecido Leonardo DiCpario (provavelmente acaba a seca este ano), mas também é o caso de filmes como Taxi Driver, The Network,  ou realizadores como Alfred Hitchcock ou Stanley Kubrick.
No entanto este ano não é particularmente um grande ano para a produção cinematográfica em Hollywood e podemos constatar isso nos nomeados. Ainda assim há a destacar uma rara diversidade em todos os filmes que estão nomeados, que vão desde do drama histórico, às histórias baseadas em factos/pessoas reais, ou( finalmente) um filme de acção, esse género a par da comédia tão menosprezado quando se fala nesta altura de prémios.
Todos os anos tento acompanhar muito de perto a cerimónia e tento ver ao máximo todos os filme que consiga para ter um feedback e poder “opinar” sobre eles, não para reclamar sobre a “justiça” dos vencedores ou vencidos mas porque adoro cinema. Começando pela lista dos filmes nomeados encontra-se para mim a maior surpresa do ano: Mad Max- Estrada da Fúria. Acompanhando relativamente de perto a actualidade do cinema, deparei-me com as listas anuais de melhores filmes tanto pela revista Sight and Sound ou a Cahiers du Cinema, qual não é o meu espanto que encontro lá o Mad Max. Achei curioso e fui vê-lo, resultado, um filme muito interessante, muito intenso, bem realizado( Cuidado Inarritu, George Miller pode estragar-te a festa), uma fotografia brilhante, personagens cativantes, apenas peca pelo argumento algo flat, ou básico se preferirem. No entanto posso afirmar com coragem que é provavelmente o melhor filme de acção desde Terminator 2( já é um grande elogio). Percorrendo a nossa lista encontramos A Queda de Wall Street, um filme que aborda o começo da crise financeira que afectou o mercado imobiliário dos EUA e consequentemente o resto do mundo. Um filme competente, com boas interpretações( não havia espaço para todos na categoria de melhor actor, mas Steve Carell merecia), um argumento bem estruturado(apesar de confuso devido aos termos técnicos que utiliza) no entanto não deslumbra e apenas impressiona pela passividade com que se tratou uma questão tão sensível.
Para mim o grande intruso desta lista é o filme Perdido em Marte, um filme tipicamente de Hollywood, com clichés vários, um argumento banal e que torna o filme esquecível e pouco memorável. A juntar à festa uma interpretação medíocre de Matt Damon( não me convence sinceramente). Conclusão:um fiasco de filme.  A este junta-se o filme de Spielberg Bridge os Spies, um filme de espiões em plena guerra fria( tema muito batido), em que um advogado é incumbido de negociar com os russos uma troca de prisioneiros. Um thriller misturado com suspense, mas que não encanta nem faz com que nos importemos com as personagens. Onde anda a astúcia e o arrojo de Spielberg?
Brooklyn, um drama de época em que uma imigrante irlandesa muda-se para os Estados Unidos e apaixona-se por um rapaz. A história depois centra-se na escolha entre a família que ficou na Europa ou o amor que fica na terra do tio Sam. Um filme em que apenas se destaca Saoirse Ronan com uma interpretação muito boa. Por último deixei para o fim os 3 filmes mais polarizadores desta lista. Primeiro Room, do mesmo realizador de Frank, Leonard Abrahamson, um filme que filme o cativeiro e posterior fuga e adaptação ao mundo exterior de uma criança e mãe que foram raptadas e mantidas fechadas numa casa durante 7 anos. Um filme muito bom, com interpretações brilhantes de Brie Larson( provável vencedora na categoria de melhor actriz) e Jacob Trembley, um actor de palmo e meio que carrega o filme às costas com a sua interpretação do rapaz que nasce no quarto e que nunca conheceu o mundo exterior. Um filme independente que tem muito mérito em como consegue cativar o espectador com uma história muito simples. The Spotlight, um filme muito controverso pelo tema que aborda( abusos sexuais por parte da igreja católica durante décadas na cidade de Boston) e que se centra numa equipa de jornalistas de investigação do Boston Globe que descobriram e tornaram públicos estes casos, e que envolvia as mais altas patentes da igreja católica naquele estado. Esse trabalho de investigação magnífico valeu-lhes um prémio pulitzer. Fazendo aqui uma declaração de interesses, este é o meu filme favorito desta lista. Um filme que tem um argumento muito sólido, não tem uma interpretação acima da média mas talvez seja isso que funciona tão bem, porque é uma equipa de jornalistas onde todos dão o seu contributo e todos estão muito competentes (Liev Schreiber e Michale Keaton principalmente). O melhor filme sobre jornalismo de investigação desde Os Homens do Presidente, e que sem dúvida para mim merece o óscar de melhor filme. No entanto provavelmente perderá para The Revenant, um filme sobre a jornada de sacrifício de Hugh Glass (DiCaprio) em busca de vingança sobre o homem que matou o seu filho. Um filme que tecnicamente é soberbo, com uma fotografia magnífica(tudo filme em luz natural), realização muito boa e uma interpretação de grande nível de Leonardo DiCaprio , e que provavelmente lhe valerá o óscar de melhor actor, o meu favorito é outro (Michael Fassbender). Aquilo que distingue este filme de Spotlight é o argumento, porque ele é a coluna vertebral do filme, e partilhando da opinião de outras pessoas, em que um filme é uma soma de várias partes incluindo realização, actores, argumento, fotografia etc, também é verdade que a diferença desses tópicos entre os dois filmes é menor do que a diferença do que ao argumento diz respeito, e por isso a minha escolha vai para The Spotlight. Por, fim vou tentar prever os resultados finais de domingo( não os meus favoritos):

Melhor Filme: The Revenant
Melhor actriz: Brie Larson
Melhor actor: Leonardo DiCaprio
Melhor actriz secundária: Alicia Vikander
Melhor actor secundário: Mark Rylance (Go Stallone!)
Melhor realizador: Alejandro G.Inarritu
Melhor argumento Adaptado: A queda de Wall Street
Melhor argumento original: Spotlight
Melhor filme estrangeiro: Saul Fia (Hungria)
Melhor filme de animação: Inside Out (Vejam Anomalisa!)
Melhor fotografia: Emmanuel  Lubezki(The Revenant)


Boa cerimónia para todos! E bons filmes.

Sem comentários:

Enviar um comentário